/A ABRASOL

A ABRASOL

Objetivos:

A ABRASOL é uma associação sem fins lucrativos que representa oficialmente em todo o Brasil as empresas do setor de energia solar térmica, tecnologia também conhecida como heliotermia.
Tem como objetivos fomentar e desenvolver o mercado de energia solar térmica no Brasil e ampliar sua atuação com ações que envolvem a conscientização da sociedade sobre as vantagens do uso responsável da energia e apoio às empresas associadas: fabricantes, distribuidoras, revendas, consultorias, projetistas e instaladoras.

História do Setor:

Desde 1992 se desenvolve no país uma rede de empresas, instituições, universidades, órgãos do governo, ONGs e cidadãos empenhados no desenvolvimento sustentável tendo como objetivo promover e divulgar formas responsáveis de produção e consumo com a aplicação da energia solar térmica.

Mais conhecidos como equipamentos de aquecimento solar de água devido ao aproveitamento mais usual dessa tecnologia, os Sistemas de Aquecimento Solar – SAS, possuem potencial expressivo no Brasil em aplicações não apenas nas residências, condomínios residenciais (verticais ou horizontais), mas também em piscinas, clubes e academias, habitações de interesse social, hotéis, motéis, hospitais, estabelecimentos de serviços que se utilizam de água quente como pet-shops, lavanderias e centros de beleza e, também, nos processos industriais, encontrado nos setores alimentício, químico, têxtil e automobilístico, dentre outros.

Há anos é utilizada em construções residenciais de alto padrão, clubes e na hotelaria, e ultimamente tem seus atributos (energia limpa, econômica, ecológica, socialmente inclusiva e gratuita), considerados também nas obras habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida e das Companhias de Habitação, como o CDHU de SP.

Ao encontro dessa expansão da tecnologia, muitos profissionais da construção buscam conhecimento para a integração dos sistemas de aquecimento solar nas construções, para atendimento às exigências de leis solares e de projetos que trazem conceitos sustentáveis imprescindíveis e altamente valorizados no mercado.

Diretoria e Conselhos:

Secretário Executivo:
Marcelo Mesquita

Conselho Administração

Presidente – Amaurício Gomes Lúcio – Tuma
VP de Relações Institucionais – Rafael Bomfim P. de Campos – Bosch / Heliotek
VP de Marketing – Carlos Artur Alves de Alencar – Enalter
VP de Desenvolvimento Associativo – José Lourenço Flores Cassuci – A Atual
VP de Operações e Finanças – Mauro Isaac Aisemberg – Prosol
VP de Tecnologia e Meio Ambiente – Oscar de Mattos – Heliodin
Past President – Luís Augusto Ferrari Mazzon – Soletrol
1° Suplente – Rainer Antonio Campioni – Termomax
2° Suplente – Pedro Boms Ferraz – Aquaquent

Obs.: VP – Vice-Presidente.

Conselho Fiscal:

Luiz Antonio dos Santos Pinto – Solis
Nereu Siqueira Andrade – Soltec
Levy Gonçalves – Solar Minas

Conselho Fiscal Suplente:
Mario Sergio Sgob – Soria
Jean Faria – Viasol

Atuação da ABRASOL:

A atuação da ABRASOL envolve a representação institucional das empresas do segmento, a conscientização da sociedade sobre as vantagens do uso responsável da energia, desenvolvimento e incentivo de políticas públicas, a remoção de barreiras ao crescimento do mercado de aquecimento solar, a promoção da excelência técnica, operacional e comercial do setor e, também, ações de apoio junto aos Órgãos do Governo, Institutos, Empresas, Universidades, ONG´s e cidadãos, contribuindo para uma sociedade economicamente sustentável.

Os programas e atividades da ABRASOL têm abrangência em todo o território nacional, alguns deles desenvolvidos junto à Ministérios e Órgãos do Governo como Eletrobras/Procel e Inmetro, e estão acessíveis a todos que utilizam a energia solar térmica de forma consciente, evitando energias poluidoras que provocam emissões de gases causadores do efeito estufa, contribuindo com isso diversificar a geração de energia na matriz energética nacional.

Atua também como agente de relacionamento institucional das indústrias com laboratórios, organismos de certificação e os órgãos do governo no que se refere a regulamentação normativa e atendimento às exigências da Certificação Compulsória de Produtos desenvolvida pelo Inmetro, que confere qualidade aos produtos.

Cabe ressaltar que a cada 1 milhão de metros quadrados de coletores solares produzidos anualmente no Brasil, são gerados 40 mil novos empregos em toda cadeia de valor do setor e, de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA – sigla em inglês) o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial na utilização de energia solar térmica, sendo o 3º. país que mais produz no mundo.

Estatuto Social:

Encontre o link para o arquivo do Estatuto Social da ABRASOL na Área do Associado.