//10 de Setembro

10 de Setembro

Bandeira Tarifária em setembro permanece Vermelha no patamar 1

A bandeira tarifária em setembro de 2019 será vermelha, patamar 1, com custo de R$ 4,00 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Setembro é um mês típico do final da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão hidrológica para o mês sinaliza permanência do quadro de estiagem, com vazões abaixo da média histórica. Esse cenário requer a manutenção de parcela relevante da oferta de energia sendo atendida por meio de acionamento do parque termelétrico, influenciando o valor do preço da energia (PLD) e sua repercussão sobre os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

RGE instala aquecedores solares em residências de 200 famílias de Cachoeira

As equipes da RGE iniciaram, na última semana, as visitas a clientes de baixa renda de Cachoeira do Sul que serão contemplados, sem nenhum custo, com a instalação de aquecedores solares nas suas residências. A estimativa da distribuidora do Grupo CPFL é atender, nos próximos dois meses, 200 famílias que tenham Tarifa Social de energia ou que morem em áreas consideradas de vulnerabilidade social pelo poder público.

O aquecedor solar irá contribuir para a redução do consumo de energia do chuveiro elétrico. Esses equipamentos utilizam o calor do sol para esquentar um fluído que passa por tubos, chamados de serpentinas. O fluído absorve o calor, circula dentro do reservatório de água sem se misturar a ela, aquecendo a água do banho. Durante o banho haverá redução no consumo de energia elétrica em função deste pré-aquecimento da água.