//30 de julho de 2019

30 de julho de 2019

Autarquia de Silves poupa milhares de euros por ano com Piscinas Municipais

A Câmara Municipal de Silves diz estar a desenvolver, desde maio deste ano, a campanha “Lixo Zero – Ambiente 100” e, nesse âmbito, irá implementar, este verão, diversas medidas de melhoria da eficiência energética do Complexo de Piscinas Municipais. Uma dessas medidas passa pelo uso da Energia Solar Térmica para aquecimento das águas dos tanques de aprendizagem. Esta energia tem diversas vantagens ecológicas quando comparada aos meios convencionais de produção, é renovável e tem como única fonte a radiação solar que é inesgotável. Além disso, é gratuita por ser um recurso abundante fornecido pela própria natureza. Será usada no aquecimento das águas das piscinas e das águas quentes sanitárias utilizadas nos banhos dos utentes.

MAB e moradores instalam placas solares de aquecimento de água em Porto Alegre

Os elementos da questão energética brasileira são pouco debatidos e compreendidos pela totalidade da sociedade. Diante disso, o Movimento de Atingidos por Barragens do Rio Grande do Sul (MAB/RS), em parceria com a Associação de Proteção a Vida (APROVI) e lideranças do bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, vêm realizando, desde 2018, rodas de conversa e visitas às famílias para debater sobre as altas tarifas e demais questões vivenciadas no dia a dia dos moradores, no que tange à energia elétrica. Para além do diálogo e processo de formação com as famílias, são apresentadas alternativas, como as Placas Solares do Sistema ASBC (Aquecedores Solares de Baixo Custo).

Estas placas consistem num sistema de aquecimento de água a partir da energia solar, promovendo uma economia significativa no consumo de energia elétrica na residência. 

Conta de luz terá bandeira tarifária vermelha em agosto, informa Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta, sexta-feira (28), que a bandeira tarifária de agosto será vermelha, o que significa uma cobrança extra de R$ 4 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. 

Em julho a bandeira tarifária em vigor foi a amarela com uma cobrança extra de R$ 1,50 a cada 100 kWh. 

Segundo a Aneel, agosto é um mês típico de seca e a previsão é de chuvas abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios das hidrelétricas. De acordo com a agência, esse cenário vai exigir aumento da geração termelétrica, que produz energia mais cara. 

Sobrecarga da Terra: como podemos mudar essa realidade

Dia de Sobrecarga da Terra: o dia do ano em que nós usamos mais recursos naturais do que o planeta pode renovar em 365 dias. Este ano, a sobrecarga da terra acontece em 29 de julho, considerando o planeta, e no dia 31 do mesmo mês considerando apenas o Brasil. Em linhas gerais, é o dia mais adiantado da história. Há trinta anos, o dia de sobrecarga da terra havia sido em 15 de outubro, e, apesar do progresso que obtivemos nos últimos tempos, a data não para de subir no calendário. 

Isso sinaliza a urgência da crise climática e da pressão nos ecossistemas naturais, além de mostrar que o momento certo de agir é agora.