/21 de Agosto de 2018

21 de Agosto de 2018

Curso Online Sistemas de Aquecimento Solar – Dimensionamento e Projeto

O Curso Sistemas de Aquecimento Solar – Dimensionamento e Projeto, apresentado agora em formato online, é destinado a técnicos, engenheiros, arquitetos e profissionais do setores de aquecimento solar, da habitação e de concessionárias de energia, com interesse em aprimorar o conhecimento nas aplicações de sistemas de aquecimento solar para residências, comércios/serviços, indústrias e piscinas.
Datas:
Dias 11/09 (terça-feira), 13/09 (quinta-feira), 17/09 (segunda-feira), 19/09 (quarta-feira).
Horário: 18hrs às 22hrs.

Com certificação.

Intersolar South America 2018

Com mais de 12.000 visitantes de 47 países, encerrou-se em 2017 a 5ª Feira e Congresso Intersolar South America, a principal plataforma de promoção das tecnologias solares na América do Sul. Durante três dias, 220 expositores internacionais apresentaram as últimas novidades do setor a especialistas, investidores e planejadores.

Workshops Abrasol dia 29 de Agosto:

9h00 Workshop: Aquecimento solar para Piscinas – Comparativos e Vantagens
Eng. Luciano Torres Pereira
11h00 Workshop: Ar Condicionado Solar
Profa. Elizabeth Duarte Pereira
14h00 Workshop: Aplicações das tecnologias de energia solar – comparativo entre coletores Planos, Tubo a Vácuo e Painéis Fotovoltaicos
Eng. Luciano Torres Pereira
16h00 Workshop: Energia Solar Térmica para Indústrias
Profa. Elizabeth Duarte Pereira

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

IPTU Verde é apresentado na Câmara Municipal

Iniciativas de preservação do meio ambiente poderão impactar no Imposto Predial e Territorial Urbano de Içada. A proposta é que a redução seja de até 12% conforme o tipo de sistema implantado.
– Sistema de captação de água da chuva;
– Sistema de aquecimento hidráulico solar;
– Construção com materiais sustentáveis;
– Imóveis com lixeiras separadas conforme coleta seletiva.

Projeto prevê desconto para uso de energia solar

Protocolizado na Câmara de Araçatuba o desconto no IPTU para quem faz uso de sistema gerador de energia solar. A lei do “IPTU Sustentável” prevê o desconto para quem utiliza utiliza de aquecimento solar para reduzir o consumo elétrico integrado com o aquecimento da água; a utilização do sistema com esta finalidade o desconto no imposto é de 4%.

Criciúma: Unesc investe sustentabilidade e diminui consumo de energia

A Unesc, com o auxílio do PEE (Programa de Eficiência Energética) da Celesc, está modernizando seus sistemas e equipamentos elétricos, combatendo o desperdício e contribuindo com a sustentabilidade.
O engenheiro responsável, Israel Dal Toe Benincá, explica que a água vai passar por equipamento instalado junto as telhas da piscina, causando o aquecimento, trazendo economias e contribuindo com o planeta.
Segundo o responsável, o projeto ainda prevê a substituição de outros diversos equipamentos atuais por equipamentos mais modernos e com selo A Procel, elevando os resultados do projeto.

Aquecimento solar gera economia para resort

O Olímpia Park Resort, na cidade de Olímpia, interior de São Paulo, o sol tem uma grande responsabilidade. A energia gerada por ele assegura um empreendimento com foco na eficiência energética e economia. A estimativa é de que, por meio de uma área coletora de 544 m², se alcance uma redução no consumo de energia de cerca de 64% ao ano.

Curitiba será sede do maior evento de construção verde da América Latina

Atualmente, o Brasil é o 4º país no ranking mundial de edificações certificadas como sustentáveis (certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design – certificação renomada no mercado imobiliário internacional, presente em 167 países).
Curitiba sediará, pela primeira vez, o principal evento de construção sustentável da América Latina. A 9ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo será realizada entre os dias 5 e 7 de novembro, no Salão Principal da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP).
A edição de 2018 será realizada simultaneamente a outros dois eventos, a 5ª edição do Smart Energy Paraná, voltado à eficiência energética e energias renováveis, e o ASHRAE Brasil Chapter, sobre a eficiência energética em edificações. Esses eventos têm por objetivo debater a importância da utilização de fontes renováveis de energia para o desenvolvimento, disseminar conhecimento técnico sobre o tema e promover a geração de negócios.