/Informações de Mercado

Informações de Mercado

Aquecimento Solar é energia: A matriz energética brasileira tem sofrido expressiva alteração nos últimos anos e esse cenário se intensificará ainda mais, pois a crescente demanda por energia se depara com a escassez de chuvas e especulações no que se refere às garantias do abastecimento e o acionamento contínuo das usinas térmicas que promovem expressiva elevação dos preços da energia e da consequente poluição.

Nesse contexto, se destaca ainda mais a valiosa contribuição dos Sistemas de Aquecimento Solar, que substituem com vantagens os energéticos tradicionais como a eletricidade e o gás em aplicações de aquecimento de água, seja para hotéis, hospitais, residências, habitações de interesse social, clubes e academias e, até mesmo, em processos industriais, com muito benefício ambiental. Nesses usos são obtidos também amplos benefícios nos aspectos sociais, energéticos e econômicos.

Isso se traduz também em expressiva economia de energia para o cidadão e para o país e traz, ainda, redução da demanda de energia elétrica no horário de pico do sistema, minimizando o risco de apagões. Dessa forma, os sistemas de aquecimento solar colaboram para a efetiva diversificação da matriz energética, com energia advinda de fonte totalmente limpa, gratuita e obtida por equipamentos produzidos por um setor eminentemente constituído de indústrias nacionais que geram muitos empregos aqui no Brasil.

De acordo com o relatório da Agência Internacional de Energia – 2017, a capacidade instalada da tecnologia do aquecimento solar de água em nosso país atingiu em 2015 a marca de 8.669 MWth, sendo a energia produzida 8.008 GWhth, superior a energia gerada em Angra I (5.395,5 GWh), fonte nuclear. O relatório aponta, ainda, que em 2015 o Brasil ampliou seu parque em 982 MWth , superando a Alemanha (582) e Estados Unidos (704).

No contexto da matriz energética brasileira, um destaque importante é que o valor da energia produzida pelo aquecedor solar para o consumidor final é apenas cerca de 1/3 do custo da eletricidade, ou seja, apenas R$ 120,00/MWh.

Aquecedor Solar é Energia. Uma energia ecologicamente correta, de aplicação descentralizada, de fácil acesso a todos, que poupa recursos e, fundamentalmente barata. O Brasil pode e deve explorá-la muito mais de maneira inteligente.